quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pilates e o Treinamento Funcional...

Olá!

Segue um texto tirado do www.revistapilates.com.br

O Pilates e o Treinamento Funcional tem como princípio, preparar o corpo de maneira segura e eficiente, visando o centro de corpo e a capacidade funcional.

O Treinameto Funcional no Pilates é um trabalho de força que utiliza os músculos do tronco e da pelve, a partir da estabilização estática e dinâmica, desenvolvendo a musculatura para melhor performance.

O Treinamento Funcional associado ao Pilates representa uma nova forma de condicionamento físico, ativando o “power house” ou “core”, nosso centro de força, compostos pelos estabilizadores lombares (multífidos), assoalho pélvico e abdominais.

Periodizando e respeitando cada indivíduo dentro dos princípios de treinamento desportivo, os movimentos que compõem o Pilates e o Treinamento Funcional, realizados dentro de uma biomecânica correta, poderão trazer os benefícios necessários ao praticante, seja ele um atleta, um desportista ou uma pessoa sedentária que queira ingressar na atividade física. Suas variações de exercícios tornam o treinamento de força seguro para iniciantes, crianças, adolescentes e adultos idosos, sendo desafiador o suficiente para atletas experientes.

No Pilates, os exercícios são realizados sobre a bola suiça, prancha de equilíbrio e aparelhos específicos ou no solo. O treinamento é realizado apartir de combinações desses materiais.

As aulas são realizadas a partir dos princípios básicos do Pilates (STOTT PILATES) – Respiração, Posicionamento da pelve, Posicionamento da caixa torácica, Movimentação e estabilização das escápulas e Posicionamento da cervical e cabeça.

O cuidado com a postura durante os exercícios deve ser priorizado para manter a qualidade e a performance da execução do movimento.

O treinamento proprioceptivo é um tipo de treinamento de força, que se focaliza no centro de força do corpo, e que traz enormes benefícios tais como coordenação, equilíbrio, resistência muscular e mobilidade articular, dentre outras qualidades que trabalham o corpo como um todo.

Autor: Fisioterapeuta Andreia Fornaro – Especialista em Fisioterapia Esportiva e Terapias Manuais.

Até mais!!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ainda dá tempo de se preparar...

Olá!!!

Por mais que já estejamos em Fevereiro, muitas pessoas consideram que o ano só começa realmente depois do Carnaval!!

Pois bem, grande parte da população, adora viajar, pegar uma praia ou ficar aqui mesmo e curti-lo no Sambódromo do Anhembi.

No carnaval é necessária atenção especial com a alimentação, reposição de líquidos, comportamentos sexuais de risco, uso de bebidas alcoólicas, dentre outros riscos típicos do feriado mais famoso do país.

Como esse blog é destinado à saúde, seguem algumas dicas para que vocês aproveitem o máximo desse feriado tão esperado e divertido!!!

Lesões musculares

Essa é uma época do ano onde lesões musculares se tornam mais comuns, sendo que podem ser divididas em dois grandes grupos: lesões traumáticas decorrentes de acidentes e as lesões traumáticas ou por sobrecarga, decorrentes da maior atividade física sem o preparo adequado.

Normalmente as pessoas que apresentam o quadro de sobrepeso, sedentarismo e que já apresentam problemas musculares são o grupo de maior risco para lesões, e, portanto, devem ter mais cuidado. Além disso, sambar na avenida com sapatos altos exige das passistas um preparo extra, pois os saltos aumentam a carga nas articulações, principalmente dos joelhos.

Alimentação

O carnaval pode ser considerado uma maratona e por isso exige alimentação reforçada. Na véspera da folia, recomenda-se consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia. De preferência as versões integrais, que sustentam por mais tempo. Imediatamente antes da folia, são recomendadas as frutas, pois são ricas em água e sais minerais.
Depois da maratona, além de consumir carboidratos, proteínas também são importantes, e podem ser encontradas em carnes magras, ovo e feijão.

Hidratação

Esse é um dos pontos mais importantes para se manter saudável. Recomenda-se que entre três e quatro horas antes da maratona o folião consuma de 250 a 500 ml de água, sucos ou água de coco. Durante a folia, o ideal é beber de 150 a 200 ml a cada 15 minutos a meia hora, dependendo da intensidade.
Bebidas energéticas e esportivas são uma boa opção para quem vai praticar exercícios intensos e por um longo tempo. Mas existe um alerta para as bebidas energéticas que contém cafeína, pois aumentam a perda de líquidos do organismo, merecendo hidratação em dobro.

Excesso de bebidas alcoólicas

O uso de bebidas alcoólicas no carnaval é muitas vezes excessivo, sendo uma das maiores causas para interromper a folia, ou pior, ser causa de acidentes de trânsito, quando o folião esquece a regra principal: Se beber, não dirija.
Sobre a associação de álcool e atividades físicas, é importante lembrar que o álcool também aumenta a perda de líquido. O ideal seria o consumo moderado e beber mais.

DST e AIDS
A sensação de liberdade típica do carnaval, associada ao consumo excessivo de álcool, também aumenta as chances contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis, dentre elas a AIDS.

A informação também é uma grande aliada na hora da prevenção, então é fundamental se informar sobre as doenças e os modos de preveni-las.

UTILIZE ESSAS DICAS COM RESPONSABILIDADE E DIVIRTA-SE!!!
Até mais!!!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Reformer Torre...

A história do Pilates conta que o Reformer é um dos principais equipamentos elaborados e hoje é nele que conseguimos realizar a maior gama de exercícios do método.

O Reformer Torre foi desenvolvido depois de pesquisas realizadas pela STOTT PILATES™, como uma forma de unificar 3 trabalhos em um só (Mat, Cadillac e Reformer). As cordas têm uma infinidade de ajustes o que vai facilitar ao cliente a funcionalidade dos movimentos.

O Reformer Torre foca movimentos naturais do corpo como os outros equipamentos, obtendo
benefícios em uma prática regular dos exercícios. Nesse equipamento podemos fazer exercícios em todos os decúbitos, usando tanto a superfície somente do Mat conversor, Cadillac (postes verticais) ou Reformer e o mais interessante: todas essas estruturas num só exercício, esse é o principal diferencial do equipamento!

É ideal para estúdios com estrutura física pequena. Hoje nos estúdios da Pilates StudioFit contamos com 3 unidades com o Reformer Torre: Berrini (sala de personal – Metalife e cursos – STOTT PILATES), Bem-te-vi (Metalife) e Klabin (Metalife). Em alguns lugares o equipamento ainda é uma novidade, aproveite essa chance aprenda mais um pouco sobre esse aparelho, conte com a ajuda de nossos professores.
Até mais...


www.metalifepilates.com.br

www.pilatesstudiofit.com.br

berrini@pilatesstudiofit.com.br

bemtevi@pilatesstudiofit.com.br

klabin@pilatesstudiofit.com.br