quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pilates e o Treinamento Funcional...

Olá!

Segue um texto tirado do www.revistapilates.com.br

O Pilates e o Treinamento Funcional tem como princípio, preparar o corpo de maneira segura e eficiente, visando o centro de corpo e a capacidade funcional.

O Treinameto Funcional no Pilates é um trabalho de força que utiliza os músculos do tronco e da pelve, a partir da estabilização estática e dinâmica, desenvolvendo a musculatura para melhor performance.

O Treinamento Funcional associado ao Pilates representa uma nova forma de condicionamento físico, ativando o “power house” ou “core”, nosso centro de força, compostos pelos estabilizadores lombares (multífidos), assoalho pélvico e abdominais.

Periodizando e respeitando cada indivíduo dentro dos princípios de treinamento desportivo, os movimentos que compõem o Pilates e o Treinamento Funcional, realizados dentro de uma biomecânica correta, poderão trazer os benefícios necessários ao praticante, seja ele um atleta, um desportista ou uma pessoa sedentária que queira ingressar na atividade física. Suas variações de exercícios tornam o treinamento de força seguro para iniciantes, crianças, adolescentes e adultos idosos, sendo desafiador o suficiente para atletas experientes.

No Pilates, os exercícios são realizados sobre a bola suiça, prancha de equilíbrio e aparelhos específicos ou no solo. O treinamento é realizado apartir de combinações desses materiais.

As aulas são realizadas a partir dos princípios básicos do Pilates (STOTT PILATES) – Respiração, Posicionamento da pelve, Posicionamento da caixa torácica, Movimentação e estabilização das escápulas e Posicionamento da cervical e cabeça.

O cuidado com a postura durante os exercícios deve ser priorizado para manter a qualidade e a performance da execução do movimento.

O treinamento proprioceptivo é um tipo de treinamento de força, que se focaliza no centro de força do corpo, e que traz enormes benefícios tais como coordenação, equilíbrio, resistência muscular e mobilidade articular, dentre outras qualidades que trabalham o corpo como um todo.

Autor: Fisioterapeuta Andreia Fornaro – Especialista em Fisioterapia Esportiva e Terapias Manuais.

Até mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário