quinta-feira, 26 de maio de 2011

Algumas verdades sobre o Método Pilates...

Vejam a seguir, algumas dúvidas que aparecem quando vamos iniciar a prática da modalidade ou quando estamos pesquisando se a modalidade se encaixa com nossos objetivos.


O Pilates melhora a concentração?


É verdade que o Pilates treina e melhora a concentração. Como os exercícios no solo e nos aparelhos exigem grande concentração, praticar a modalidade acaba sendo benéfico tanto para a rotina de trabalho quanto para o dia-a-dia.


Existe alguma idade mínima para começar?


Depende muito da necessidade de cada cliente e da liberação do médico caso seja uma indicação. Existem aulas voltadas para o público infantil, a partir dos 12 anos. Antes disso fica difícil a prática em equipamentos pelo fato de serem muito grandes e não terem sido criados para crianças. A prática no solo fica mais produtiva.


Qual é a freqüência recomendada?


O Pilates pode ser praticado todos os dias, mas a grande maioria dos alunos faz duas ou três vezes por semana. É interessante que o aluno passe por uma avaliação postural inclusive com fotos, para comparar a evolução do treinamento. O importante é que o programa seja individualizado, porque algumas pessoas têm mais dificuldade do que outras, ou lesões prévias ou encurtamentos.


Quais os riscos que a atividade pode me trazer?


Por mais que seja uma atividade que exige muito esforço, o Pilates tem baixo risco de acidentes e lesões na execução dos exercícios. Tanto que ele é indicado para gestantes, pois quase não há impacto nos movimentos e se trabalha muito a musculatura abdominal e pélvica, o que ajuda a preparar para o parto. Após o nascimento do bebê o método ajuda a recuperar e reativar a musculatura pélvica.


Pilates alivia as dores?


A técnica previne e trata dores, além de amenizar desvios posturais acentuados, como hiperlordose e hipercifose. Trabalha os músculos mais profundos que estão bem próximos das articulações, o que permite uma articulação mais forte, além de trabalhar os músculos estabilizadores do tornozelo e pés, o que permite que a pessoa se movimente melhor no dia-a-dia para que não haja lesões na coluna.



Mais dúvidas, entre em contato leticia@pilatesstudiofit.com



Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário