quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pilates e corrida...

Olá!!

Já comentamos anteriormente sobre Pilates para esportistas, mas vale especificar um pouco mais sobre os benefícios para a corrida.


Sabemos que o Pilates é uma técnica que contribui muito para a melhora do equilíbrio, respiração, ganho de força geral, porém principalmente na região abdominal. Por mais que tenha explodido entre bailarinos, hoje em dia, atrai cada vez mais atletas amadores e profissionais. O equilíbrio e o fortalecimento de todo o quadrante inferior (tornozelos, panturrilhas, joelhos, coxas e quadris) obtido com o Pilates é bem interessante para corredores, independente se forem de rua ou não, pois em frações de segundos mudam de terrenos, como calçadas, trilhas e asfalto.

Pelo fato de trabalharmos com o aluno em diversos tipos de base de suporte, conseguimos desafiá-los a cada aula para que o controle corporal e muscular seja cada vez maior. O método prega que devemos relaxar determinadas áreas para nos concentrarmos em outras para ficarmos livres de tensão e termos a sensação de músculos trabalhados.

Como o corpo inteiro se movimenta durante a corrida, temos várias partes do corpo que precisam de atenção especial. Falemos um pouco sobre a coluna que é o principal eixo do corpo. Toda a parede abdominal (musculatura que sustenta a coluna) deve ser fortalecida para manter um bom alinhamento e permitir que todos os movimentos (flexão, extensão, flexão lateral e rotação) sejam feitos de forma segura. Além disso, todos os músculos devem trabalhar em equilíbrio e não devemos sobrecarregar nenhuma área. Algumas pessoas quando sentem dor em determinada região, até param com a atividade ao invés de investigar o motivo da dor e tratá-la. Mais um benefício que o Pilates proporciona é a prevenção de lesões por trabalhar com a musculatura profunda e estabilizadora de todas as juntas.


Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário