quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A respiração no Pilates...

Olá!!!

Grande parte das pessoas sabe que o Pilates trabalha a respiração para relaxar e aliviar tensões. O que poucas sabem, é como funciona e quais são os benefícios proporcionados através de uma respiração profunda e bem direcionada.

Existem vários tipos de respiração que podemos utilizar e adotar como padrão diário. Citarei alguns exemplos. Na natação, normalmente inspiramos pela boca e expiramos pelo nariz. Na Yoga, inspiramos e expiramos pelo nariz. No Pilates, inspiramos pelo nariz e expiramos pela boca. Além disso, nos preocupamos com o trajeto desse ar.

Durante a inspiração, o ar pode ser direcionado para os ombros (respiração apical), para o abdome (respiração abdominal) e para as costelas (respiração torácica) que é o padrão respiratório mais utilizado no Pilates.

Quando inspiramos concentrando nessa região, focamos numa respiração tridimencional ou 3D, ou seja, as costelas se expandem para frente, lados e trás. Para facilitar o entendimento, basta pensar em guelras de peixe. Outra imagem boa para ser utilizada é a de um fole. Elas se abrem e elevam na inspiração e deprimem e fecham na expiração.

Um bom padrão respiratório ajuda a oxigenar melhor o sangue, ajuda a relaxar, a aliviar tensões nos músculos do pescoço e ombros, melhora a postura e contribui na ativação e fortalecimento abdominal. Toda vez que expiramos profundamente através de lábios levemente abertos, as camadas abdominais profundas contraem e formam uma faixa protetora para a coluna. Essa faixa é formada por um músculo chamado transverso que possui fibras horizontais e mantém a coluna forte e estabilizada durante os movimentos diários.

O Pilates além de trabalhar o alongamento e a flexibilidade, usa a respiração para alcançar esses benefícios já citados e conjuntamente na execução dos exercícios para outros benefícios que citarei num próximo post.

Até mais!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário