sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pilates e o equilíbrio corporal...

Olá!

Nesse texto, falaremos um pouco sobre o funcionamento do equilíbrio no nosso corpo e como o Pilates pode melhorar essa capacidade.

Como funciona o equilíbrio corporal?

O labirinto é uma estrutura situada no ouvido interno, e faz parte do sistema vestibular (complexo sistema responsável pela manutenção do equilíbrio corporal). O labirinto interage com outros sistemas do organismo, como o sistema visual (olhos) e sistema músculo-esquelético (ossos e articulações) para manter o equilíbrio corporal. Por fim, informações provenientes desses sistemas são transmitidas, através dos nervos, para o cérebro. O cérebro então recebe, interpreta e processa as informações desses sistemas para manter controle do equilíbrio corporal.

Diante desta explicação, podemos compreender que vários órgãos e sistemas estão envolvidos no controle do equilíbrio corporal. Sintomas de tonturas, vertigens e desequilíbrio podem ocorrer em qualquer doença que afete o cérebro, o sistema vestibular e o labirinto, dentre outras estruturas relacionadas ao sistema nervoso.

Quando o equilíbrio está prejudicado, a pessoa tem dificuldade de manter a orientação. Por exemplo, pessoas com labirintite ou outra desordem de equilíbrio podem sentir a “sala rodando” e não ser capazes de caminhar sem cambalear, ou podem não conseguir nem se levantar. Alguns dos sintomas de labirintite e outras desordens de equilíbrio são:

Sensação de vertigem ou tontura.
Queda ou sensação de que está caindo.
Visão turva.
Desorientação.

Podemos fortalecer o corpo para evitar e minimizar alguns sintomas, como por exemplo o simples fato de nos mantermos em pé. Os agachamentos em cima de acessórios como BOSU, discos de rotação, entre outros que desafiam a estabilidade, contribuem bastante na recuperação do equilíbrio e no fortalecimento geral. Existem vários exercícios e várias estratégias de aulas para que possamos trabalhar essa limitação.

Não podemos descartar o fato de termos alteração do centro de gravidade em algumas etapas da vida. Gestantes, possuem o centro de gravidade afetado durante a gestação devido ao peso da barriga (feto), idosos, perdem densidade óssea e acabam ganhando uma flexão exagerada da coluna, alterando assim o centro de gravidade também.

Se encaixou nesse tema?

Venha fazer uma aula conosco e indique para amigos!

Até o próximo post...

3 comentários:

  1. Que legal o texto... Já pensaram em fazer parceria com Fonos e Otorrinos pra reabilitar labirintopatias? :D

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Obrigada pelo elogio. Até hoje não pensamos nisso. Tem indicação de algum?
    Obrigada por acompanhar os textos e continue comentando!

    ResponderExcluir
  3. Então... Eu sou fono... :D Faço mestrado na UNIFESP.
    Acredito que o pessoal da Otoneuro da UNIFESP se interessaria...
    Não sei que tipo de projeto poderia ser firmado, mas tenho certeza de que seria rico para todas as partes.
    Faz um tempo que não falo com o pessoal da Otoneuro, mas posso ver quem poderia ser o contato para vocês conversarem!

    ResponderExcluir