sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pilates para esportistas...

Olá!!

Hoje falaremos um pouco sobre a ação do Pilates no desenvolvimento de Atletas e como a técnica aumenta e encoraja o rendimento no esporte.

Sabemos que para uma boa qualidade física, precisamos tem uma base que suporte os esforços, ou seja, a camada muscular mais profunda forte e bem estruturada para evitarmos lesões e possíveis fraturas em caso de queda.

Para isso que isso efetivamente aconteça, o Pilates também é muito indicado para aqueles que visam rendimento. Muitos preparadores físicos vêm inserindo o método como parte do treinamento tanto para reabilitar, prevenir e aperfeiçoar os resultados de seus atletas. Isso se dá, pelo fato de o Pilates, entre outros benefícios, proporcionar equilíbrio muscular, consciência corporal e aprimorar a respiração de forma significativa no desempenho. Com isso, os padrões de movimentos serão mais eficientes, a energia será canalizada estritamente às ações recrutadas e a resistência conseguirá ser mantida por um período mais prolongado. É possível observar um aumento da potência e da resistência muscular, diminuindo os movimentos compensatórios responsáveis pela maioria das lesões.

O Pilates prioriza o fortalecimento do centro do corpo, mais conhecido como CORE, que é constituído pelo transverso do abdome (parede abdominal profunda), multífidos (músculos da coluna), diafragma (músculo da respiração) e assoalho pélvico (camada inferior do abdome) para o desenvolvimento do treinamento, pois é de onde grande parte da força de estabilização do corpo e movimento ocorre.

Com atletas, precisamos lembrar sempre de trabalhar as posturas mais utilizadas durante a atividade para que o trabalho fique funcional e ele adquira um controle maior durante a atividade.

Para os próximos textos, focaremos em determinados esportes e como a técnica contribui na melhoria do rendimento.

Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário