quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pilates x Escoliose


fonte: http://diriodacarol.blogspot.com/2009/03/escoliose-x-pilates.html

Olá!

Existem muitas verdades e muitos mitos sobre a questão Pilates x escoliose. O Pilates como recurso terapêutico do portador de escoliose é sim viável e traz grandes benefícios. Porém, deve-se respeitar a real causa e grau dos desvios posturais para saber se há ou não indicação deste método para cada paciente.

Escoliose é o desvio da coluna vertebral que pode se manifestar com sintomas ainda na infância, adolescência ou somente na fase adulta. As causas são variadas e evoluem em diversos graus de lateralização e rotação vertebral.

O portador pode até não se queixar de sintomas e apenas perceber alteração na sua postura, mas é muito comum referir dores localizadas ou acompanhadas de outros sintomas associados como dormências, queimação, marcha alterada, que podem sim evoluir para sintomas mais intensos e mais difíceis de serem tratados. Como por exemplo as grandes rotações vertebrais, que levam às insuficiências respiratórias e são causa imediata de cirurgia corretora como único meio de amenizar os sintomas.

O Pilates tem a capacidade de oferecer fortalecimento, alongamento e equilíbrio corporal, proporcionamdo melhor alinhamento vertebral, reduzindo as tensões musculares e compressões discais devido a maior flexibilidade adquirida pelo corpo.

A restrição que se faz a prática do Pilates como método de reabilitação para escoliose baseia-se no grau da lesão, na intensidade dos sintomas, nos fatores adicionais a esta lesão (como osteoporose, por exemplo) e na capacidade de execução dos exercícios pelo paciente. Não deve haver sobrecarga ou dor, que passa a ser o mediadora e limitadora de cada execução.

O paciente não pode sentir mais dor após a aula. O objetivo é trazer-lhe conforto! Portanto o ideal é fazer uma avaliação com especialista (ortopedista e fisioterapeuta), exames adicionais de imagem, como uma ressonância nuclear magnética ou radiografia.

Uma aula sem compromisso é sempre um bom meio de avaliar o paciente na execução dos movimentos. A Biomecânica é sempre um meio interesssante de avaliação. Se ao final desta primeira aula ele se sente bem, está apto a continuar no programa, respeitando sempre os limites, principalmente dolorosos, deste indivíduo. Os benefícios adquiridos com o pilates sem dúvida serão muito gratificantes.

Até mais

Um comentário:

  1. OLÁ MEU NOME É NÁDIA, SOU FISIOTERAPEUTA E ME DEDICO A REABILITAR COM O METODO PILATES HA QUASE 6 ANOS. DIGO QUE REABILITO POR QUE SOU UMA ESTUDIOSA DO MOVIMENTO HUMANO E DAS NECESSIDADES DO CORPO HUMANO. NÃO ME LIMITO APENAS EM ENSINAR OS EXERCICIOS DO MÉTODO POR QUE "JOSEPH FAZIA ASSIM". SIGO OS PRINCIPIOS E FILOSOFIA MAS PERMITO OS DEVIDOS AJUSTES A CADA PACIENTE. BUSCAVA UMA FORMA DE REBILITAR MAIS MOTIVANTE E ENCONTREI!!!TENHO DIVERSAS FORMAÇOES COMPLEMENTARES NO METODO PILATES E TAMBÉM EM OUTRAS TECNICAS DE TERAPIAS MANUAIS, RPG E OUTROS.
    HA ALGUM TEMPO TENHO RECEBIDO CASOS, CADA VEZ MAIS GRAVES DE ESCOLIOSE, ADOLESCENTES, INDICADOS POR ORTOPEDISTAS QUE CONHECEM MEU TRABALHO.
    UM CASO MUITO INTERESSANTE E GRAVE FOI DE UMA ADOLESCENTE DE 13 ANOS, COM UMA ESCOLIOSE TORACO LOMBAR A DIREITA COM COBB INICIAL DE 44 GRAUS, COM INDICAÇÃO CLARA DE CIRURGIA. SEU MEDICO ME PROCUROU JUNTO COM A FAMILIA POIS AINDA HAVIA TEMPO DE BUSCAR TRATAMENTO CONSERVADOR POIS O HISSER ASSEGURAVA ISSO. APÓS AVALIAÇÃO DEMOS INICIO AO TRATAMENTO PURAMENTE COM O METODO PILATES. 'RESUMINDO> APOS 1 ANO DE TRABALHO TEMOS UM ANGULO DE COBB IGUAL A 20 GRAUS!!!!!
    MILAGRE?????? NÃO! É OS PRINCIPIOS DO MÉTODO PILATES MUITO BEM APLICADOS.

    TENHO OUTROS CASOS EM ANDAMENTO, JA COM RESULTADOS PRELIMINARES SATISFATORIOS.

    GOSTARIA DE COMPARTILHAR ISSO PARA MOTIVAR OS PROFISSIONAIS A BUSCAREM CADA VEZ MAIS A SE APROFUNDAR NO METODO POR QUE OS RESULTADOS VÃO MUITO ALÉM DE UM ABOMEM "TANQUINHO" COMO A MAIORIA ADORA REFORÇAR.

    OBRIGADO!

    FELIZ 2011 A TODOS E MUITO SUCESSO!!!!

    ResponderExcluir