quinta-feira, 29 de julho de 2010

Dor lombar, dor nas costas, lombalgia...


Por Paulo Suzuki

Começar falando sobre “o que é dor nas costas”, é no mínimo, me desculpem o jargão, chover no molhado. Quem nunca sentiu dor nas costas ou conheceu alguém se sofre ou sofreu deste mal?

Então levantemos uma questão simples: Como resolver? Praticamente todos os clientes têm em mente a resposta. “Basta fazer abdominais, pois fortalecer esses músculos vai me ajudar”. Professores de atividade física em geral indicariam abdominais sim e por várias vezes, inficariam alguma outra atividade como a natação ou a hidro-ginástica com complemento.

Professores de Pilates também teriam algum programa para ajudar tais clientes.

Neste espaço vamos apenas nos atentar sobre o Pilates e seus efeitos nesta dor que custou aos cofres públicos, cerca de 20 bilhões de dólares nos anos 90 e que estatísticas apontam para um custo de 50 bilhões na última década.

É verdade que uma parede abdominal fortalecida ajuda, porém, o equilíbrio muscular entre os flexores do tronco (abdominais) e os extensores do tronco (ex.: quadrado lombar) é o ponto mais importante.

Dados mostram que quem sofre de dores lombares tem um decréscimo de 40% de força nos extensores da coluna em relação às pessoas que são consideradas saudáveis. E em outro estudo contatou-se uma diferença insignificante na força dos abdominais comparando sedentários e pessoas ativas.

Resumindo: O equilíbrio de força muscular mostra-se como uma resposta para tratamento não especifico de lombalgia. Treinemos abdominais mas não com mais importância do que os outros grupos musculares dando uma atenção aos exercícios que, por vezes, são abolidos em caso de lombalgia. Extensão do tronco.

Obrigado!!

2 comentários:

  1. Japa,

    Quando vamos resolver o meu problema das costas srsrsrr Brincadeira, já melhorou bastante....

    abcs
    Ez

    ResponderExcluir
  2. Referencia bibliografica:
    Avaliação Isocinética da musculatura envolvida na flexão e extensão do tronco: efeito do método Pilates. Autora: Inélia Garcia

    ResponderExcluir